sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL

TEMA: Diários e Blogs
                                      Ângela Vera Vogel
                                       Eloni Jordani

PÚBLICO ALVO:
Séries finais do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio.

OBJETIVO DA PRÁTICA:
ü      Discutir as semelhanças e diferenças entre diários e blogs;
ü      Conhecer diferentes tipos de diário;
ü      Aprender como os diários são estruturados;
ü      Refletir sobre o cuidado que se deve ter com assuntos publicados em blogs;
ü      Criar um diário ou um blog.

MATERIAIS E RECURSOS:
Leituras de artigo sobre o tema:
Meninas renunciam aos blogs e voltam ao diário de papel. – Alan de Faria – Folha de São Paulo.

Leitura e letra de música:
Querido Diário – Eliana

Assistir ao vídeo:
Diários e blogs – Pé na Rua – Programa da TV Cultura de São Paulo.

ETAPAS DA PROPOSTA:
1 – Questionamento aos alunos:
Você já escreveu um diário? E um blog?  Vamos discutir as semelhanças e diferenças entre diário pessoal e um blog. Para isso faremos a leitura da matéria a seguir:
01/09/2008 - 09h24
Meninas renunciam aos blogs e voltam ao diário de papel

ALAN DE FARIA
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Contar detalhes do cotidiano para qualquer pessoa, mesmo para aquelas que não conhecemos, tornou-se comum em blogs, flogs e comunidades virtuais como o Orkut e o Facebook. Mas nem todo mundo quer detalhar segredos íntimos na internet. Não à toa, muitas meninas ainda preferem revelá-los nos velhos diários de papel.
A estudante Andrea Riccio Nieto Lacerda, 19, começou a escrever em diários quando tinha apenas sete anos. À época, por ser uma criança introvertida, sentia-se muito sozinha na escola. "Acho que qualquer garota gosta de sair contando as novidades e os problemas por aí. Como eu não tinha uma amiga em quem confiasse de verdade, comecei a escrever."
Com o passar dos anos, ela deixou de escrever sobre sua rotina e passou a registrar pensamentos, idéias e momentos de angústia em sua agenda.
A relações públicas Débora Pinto Carneiro, 25, que escreve em diários há mais de dez anos, age da mesma forma. "O diário serve para eu desabafar coisas íntimas", confessa.
Já a estudante de jornalismo Ana Carolina Almeida Ferreira, 21, faz jus ao termo "diário" até hoje. "Escrevo todos os dias antes de dormir. Às vezes, quando estou muito cansada, atualizo no dia seguinte, mas todos os dias eu escrevo", diz.
O assunto? O que sente, pensa ou o que fez. "Conto a maior parte das coisas e escrevo como se ela, a minha agenda, soubesse tudo o que acontece comigo, como se ela conhecesse todo mundo. Chega a ser engraçado." Ela já tem nove diários.
Segredo absoluto?
Há três anos escrevendo com freqüência, a programadora de web Flávia Veiga Frota, 24, nunca deixou alguém ler seus textos. "O diário é algo muito pessoal", explica. Em contrapartida, a estudante Nathalia Lira, 16, confessa que concede acesso ao seu diário às pessoas nas quais confia. "A minha melhor amiga nem precisa ler o que eu escrevo, pois eu mesma conto", ressalva.
Carolina não costuma deixar suas amigas lerem o que escreve. No entanto, nas últimas férias, vivenciou algo inusitado. Como esqueceu sua agenda na faculdade, ela não a levou para Américo de Campos (interior de São Paulo, a 540 km da capital), cidade em que mora, e a deixou com uma amiga.
"Eu combinei com ela de mandar as atualizações por e-mail. Assim, eu digitava o que acontecia comigo, e ela escrevia na agenda. Foi a maior prova de amizade que eu já dei para alguém", conta.
Deixar de escrever no diário e passar a relatar o cotidiano na internet nunca passou pela cabeça de Débora. "Não escrevo para que as pessoas saibam o que fiz, mas, sim, para registrar os acontecimentos ou para refletir sobre meus sentimentos."
Segundo relatório do site Technorati, que monitora a blogosfera, havia mais de 70 milhões de blogs em março de 2007 (esse número pode ser superior a 100 milhões hoje) --a cada dia, há dois anos, eram criados 120 mil diários virtuais.
"Não vejo problema nenhum em blogs e flogs. Mas é importante saber que, expondo-se na internet, você sempre está sujeito a especulações e fofocas", acredita Andrea, que criou um blog quanto tinha 14 anos.
"Mas logo desisti dele: meus posts eram imensos, ninguém agüentava ler, e eu cansei de me expor tanto, embora não escrevesse absolutamente tudo o que escreveria em um diário ao qual apenas eu tivesse acesso."
Para evitar problemas, Nathalia não escreve nada muito relevante e revelador na internet. Há três anos, ela relata histórias em diários impressos.
De olho no passado
Mais do que desabafar e detalhar o cotidiano, Débora gosta de, ao reler os textos escritos em seus diários, saber que teve alguns momentos importantes de sua vida registrados.
"Podem, talvez, um dia servir para alguém, filhos, netos, sobrinhos, ou para eu mesma relembrar e aprender a lidar com algumas situações", diz.
Já para Flávia, os diários poderão fazer com que o seu filho saiba um pouco sobre sua vida --ela é mãe de um garoto de 8 meses de vida.
Ou, no caso de Carol, revelar o quanto ela amadureceu. "Vejo uma evolução. Na minha forma de escrever, na minha forma de pensar. Noto como eu cresci e percebo que minhas preocupações, meu jeito de escrever e até a letra mudam. É muito engraçado ler algum texto antigo e pensar: 'Como fui idiota! Não acredito que consegui fazer isso um dia!'".
1.1 – Letra e música – “Querido Diário” – Eliana
Querido diário
Eliana
Composição: Luiz Macedo e Fernando Salem
Querido diário
Hoje eu me senti diferente...
Nem triste e nem contente
Somente senti
No meu calendário
O fim do ano chegando
Levando os meus segredos
Pra longe daqui
Você sabe o que eu passei
Você e mais ninguém
Outros sonhos vou sonhar
No ano que vem

Eu não vou te esquecer
Longe do meu coração
E um dia eu vou ler
Pra você essa canção
Querido diário
Cada dia uma emoção
Escritas no papel
E no meu coração
Meu aniversário
O meu primeiro amor
Um mundo tão bonito
Tão cheio de cor
Você sabe o que eu passei
Você e mais ninguém
Outros sonhos vou sonhar
No ano que vem

Eu não vou te esquecer
Longe do meu coração
E um dia eu vou ler
Pra você essa canção
Querido diário
Eu tenho que terminar
Voltar pra minha casa
Enquanto o céu é azul
No meu calendário
É 31 de dezembro
Agora eu me lembro
Te amo, um beijo: Juju
(2x)


2 - Conhecer diferentes tipos de diário:

 
3 – Estudo da estruturação do diário:


Estrutura do diário:

Motivar os alunos para a leitura dos seguintes livros:


 Diário de Anne Frank – Anne Frank;


 Quarto de Despejo – Diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus;


 Cem Dias entre o Céu e o Mar – Amyr Klink;


 Blog de papel – Vários autores. (O livro traz 14 autores que escrevem na internet os mais diversos tipos de blog: o monólogo interior, o diário, diálogos que mais parecem um teatro do absurdo e vários outros).

4 – Diários na internet: Blog



5 – Muita atenção com os assuntos a serem publicados nos blogs:

6 – Escrevendo um diário:

Durante uma semana, produzir um diário com entradas em tópicos curtos.


1 – Escolhendo o tipo de diário

 Você pode escolher um diário pessoal, no qual vai relatar acontecimentos do seu cotidiano.



 Ou optar por um diário ficcional, com uma personagem inventada escrevendo sobre seu cotidiano.


 Suas anotações podem ser escritas em um livro, caderno ou blog, se você tiver acesso à internet.


2 – Sobre o que escrever


 Durante uma semana, escreva diariamente sobre as situações que forem lhe acontecendo.


 Você também pode anotar situações que aconteceram com outras pessoas, como cenas engraçadas que se passaram com seus familiares ou amigos, ou até episódios tristes.


 E também é possível registrar sentimentos e emoções que você sentiu diante de diferentes acontecimentos.


Sugestão de filme:


Escritores da liberdade – Direção: Richard LaGravenese


O filme conta a história real da professora Erin Gruwell, que busca dar educação a um grupo de alunos desacreditados, em uma região dos Estados Unidos tomada por guerras inter-raciais. Para tanto, ela passa a ler com eles o livro O diário de Anne frank, trabalhando,por meio da literatura, as angustias e os conflitos que surgem na sala de aula. Identificados com a personagem, os alunos passam a escrever seus próprios diários, que se tornam um meio de expressão de seus sentimentos.


Como criar um blog?


www.interneyi.net/blofaq.php?=6490966

http://www.blogger.com.br/

Os textos utilizados como material de apoio foram retirados do livro:LinguaPortuguês - A ARTE DA PALAVRA - 7º ANO - Gabriela Rodella - Flávio Nigro - João Campos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário