quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE

        

           A leitura está presente em todas as atividades da escola e o seu objetivo é sucitar nos alunos o desejo de encontrar sentido para o que é lido, no que é interdisciplinaridade tem papel fundamnetal, pois desecadeia uma relação dinâmica entre o leitor e o texto permitindo inferencias, elaborando ipóteses que vão sendo testadas ao longo do ato de ler, gerando certezas e incertezas, retomada e releituras. A construção do significado vai sendo marcada pelas escolhas do leitor e de acordo com a sua história de leitura e oportunidade de contato com a cultura letrada. cabe aqui dizer que a interpretação não é neutra, ela vem carregada de informações prévias, sentimentos, vontades, interesses ocultos, formação ideológica, social e religiosa tanto individual como coletiva, possibilitando uma multiplicidade de sentidos.
          Um trabalho com leitura pressupõe, portanto, proporcionar situações para que o aluno possa desenvolver sua sensibilidade e percepção para descobrir a diversidade e pluralidade dos textos e assim estaremos contribuíndo para formação de leitores competentes e permanentes.
          De posse dessas ideias, cabe à escola o desafio de trabalhar a leitura de forma interdisciplinar como atividade criativa, conscientizadora, que permita a criatividade dos indivíduos frente à realidade social, contribuindo para a formação de pessoa capazes de enfrentar os problemas do seu cotidiano.
          Nessa perspectiva, é de suma importancia contemplar nas atividades de leitura a diversidade de gêneros textuais tanto pela sua função social como também pelas diferentes formas como são organizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário